As 7 quedas do envelhecimento e por que ocorrem!

O processo de envelhecimento envolve alguns eventos já conhecidos e esperados, pois dependem de alterações anatômicas já estudadas, o que chamamos de “7 quedas do envelhecimento”.

Conhecer estas quedas nos auxilia, pois, ao conseguirmos prever o que tende a acontecer, podemos traçar planos de prevenção, evitando que as mesmas ocorram com tanta evidência, e de forma natural e mais equilibrada, afinal, queremos envelhecer, pois isso significa que estamos vivos, mas queremos nos manter bem e bonitos.

As 7 quedas conhecidas e esperadas do envelhecimento são:

1 – queda da cauda da sobrancelha

2 – queda da pálpebra superior

3 – queda da pálpebra inferior

4 – queda da ponta nasal

5 – formação do sulco nasogeniano (bigode chines)

6 – depressão dos ângulos da boca, dando ar de tristeza

7 – perda da definição da linha da mandíbula

Teoricamente, para podermos definir onde ocorre cada coisa na nossa face, dividimos a mesma em três partes, sendo terço superior, médio e inferior, e observamos processos bem característicos durante o envelhecimento destas regiões:

TERÇO SUPERIOR: notamos ação dos músculos que geram rugas estáticas na testa e na glabela, dando ar de brabeza. Perda de volume ósseo em frontal e temporal, o que deixa o olhar mais pesado, e leva à queda da sobrancelha e perda do seu arqueamento natural. Perda de elasticidade tecidual e manchas da exposição ao sol, com reabsorção óssea deixando volumes da região alterados.

TERÇO MÉDIO: temos grande perda de gordura, e a gordura é essencial para manter os volumes e a estrutura da face. Remodelamento de estruturas ósseas e cartilaginosas, envelhecimento da pele, além de redução na força dos músculos e ligamentos que “seguram” a face nessa região, dando aspecto de caído. Na região dos olhos, pode-se perceber bolsas de gordura e queda das pálpebras, com afundamento das regiões superiores e inferiores aos olhos. As bochechinhas parecem cair, assim como a ponta do nariz, que parece descer e alongar-se para frente.

TERÇO INFERIOR: na região inferior da face, que compreende a base do nariz até o queixo, notamos o aumento de volume, presença de bolsas gerando perda de definição do contorno facial. a redução da gordura subcutânea, a reabsorção óssea e de cartilagens e o remodelamento da dentição levam à perda generalizada de tamanho e volume, havendo redução na estrutura e equilíbrio entre os tecidos. Além disso, musculos da expressao facial e pescoço ganham força, e como, em sua maioria, tem ação de deprimir, puxar para baixo, tal região tende a cair por ação muscular e da gravidade. o queixo tende a subir e ficar mais pontudo, combinado a redução do volume labial e das rugas que englobam a região, reduzindo o ar mais disposto, receptivo, e dando ar de brabeza e envelhecimento à região.

Ao saber de tudo isso, podemos traçar planos para evitar que tais quedas cheguem com tanta força. Mas, o que fazer para prevenir as 7 quedas do envelhecimento? Falarei disso no próximo texto do blog!

Júlia Schuch

Biomédica Esteta – CRBM-5: 5339
Publicado dia 23/05/2024
06/06/2024

Procedimentos para prevenir e tratar as 7 quedas do envelhecimento!

Envelhecer significa estarmos vivos, envelhecer bem, belo e saudável significa que nos olhamos com amor e cuidado durante o processo. Neste texto falarei sobre os procedimentos que podemos fazer durante a vida para reduzir cada uma das quedas faciais. Temos […]

06/05/2024

Emagreci, ou estou emagrecendo, como manter meu rosto bonito e saudável?

Emagrecer e manter-se em forma, saudável e sentindo-se bem é um dos objetivos de grande parte da população. Mas não queremos só isso: buscamos emagrecer e manter a face bonita, com aspecto disposto, com saúde e com os contornos faciais […]

17/04/2024

Como evitar a face doentia, envelhecida, com ar de cansaço e “derretida” após o emagrecimento!

Rosto de bariátrica ou ozempic: emagrecimento e face envelhecida   Emagrecer: eis um objetivo que grande parte da população tem ou terá em determinado período da vida. E para isso, várias estratégias são amplamente utilizadas, componentes químicos são estudados e […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar