Tipos de Pele: venha descobrir o seu!

A saúde e o bem-estar da pele estão intrinsecamente ligadas ao conhecimento do tipo de pele que tu possui. Compreender as características específicas do teu tipo de pele é o primeiro passo para adotar uma rotina de cuidados adequada e individualizada. Nesse texto eu vou te contar quais são os diferentes tipos de pele e suas características, pra tu conseguir descobrir qual é a tua e cuidá-la de forma certeira!

A genética tem uma grande influência no tipo de pele, porém, o estado dela diariamente pode ser significativamente afetado por diversos fatores internos e externos. Exemplos disso são: calor (proporcionando mais oleosidade), estresse (podendo desencadear espinhas/rosácea/sensibilidade), frio (ressecamento), alimentação baseada em açúcar/gordura/carboidratos, tabagismo, etc.  

 

PELE NORMAL: equilíbrio e luminosidade

A pele normal é o equilíbrio ideal entre oleosidade e hidratação. Ela tem uma textura suave, poros pouco visíveis, macia, com uma luminosidade natural. A chave para cuidar da pele normal é manter essa harmonia através de um Peeling de Diamante (manutenção) e hidratação regular (cosméticos individualizados sempre atualizados!)

 

PELE SECA: falta de hidratação

Pacientes com a pele seca enfrentam desconforto devido à falta de fatores naturais de hidratação na pele. Ela tem aquele aspecto de seco, com ruguinhas finas mais aparentes, poros mais dilatados (devido essa falta de hidratação), às vezes com descamação e sensação de “repuxada”. A própria hidratação diária torna-se crucial para evitar a descamação da pele, causando algum tipo de irritação. 

 

PELE OLEOSA: excesso de oleosidade

A pele oleosa é caracterizada pelo excesso de produção de sebo e queratina, levando a poros dilatados e propensão a acne. É uma pele com brilho excessivo, tendendo a parecer brilhante. Alguns dos cuidados que ela necessita são: limpeza adequada (evitando lavagens excessivas, para não estimular ainda mais a produção de sebo), hidratação leve, cremes manipulados que controlem essa oleosidade (e acne, se houver) e evitar produtos comedogênicos. 

 

PELE MISTA: gerenciando zonas diferentes

É um tipo de pele que apresenta características tanto da pele oleosa quanto da pele seca ou normal. Geralmente, isso significa que certas áreas do rosto (como a zona T: testa, nariz e queixo) tendem a ser mais oleosas, enquanto as bochechas e áreas ao redor dos olhos podem ser mais secas. O correto é termos uma abordagem mais equilibrada, utilizando produtos que não produzam mais oleosidade na zona T,  mas que ao mesmo tempo sejam hidratantes para as bochechas. 

 

Aqui na Clínica Júlia Schuch podemos te ajudar nesse processo de cuidados com a pele, visando gerenciá-la da forma certa com cosméticos e procedimentos individualizados! Ficamos a disposição no nosso WhatsApp/Instagram para sanar quaisquer dúvidas! 

Vitória Felizardo

Publicado dia 12/03/2024
06/06/2024

Procedimentos para prevenir e tratar as 7 quedas do envelhecimento!

Envelhecer significa estarmos vivos, envelhecer bem, belo e saudável significa que nos olhamos com amor e cuidado durante o processo. Neste texto falarei sobre os procedimentos que podemos fazer durante a vida para reduzir cada uma das quedas faciais. Temos […]

23/05/2024

As 7 quedas do envelhecimento e por que ocorrem!

O processo de envelhecimento envolve alguns eventos já conhecidos e esperados, pois dependem de alterações anatômicas já estudadas, o que chamamos de “7 quedas do envelhecimento”. Conhecer estas quedas nos auxilia, pois, ao conseguirmos prever o que tende a acontecer, […]

06/05/2024

Emagreci, ou estou emagrecendo, como manter meu rosto bonito e saudável?

Emagrecer e manter-se em forma, saudável e sentindo-se bem é um dos objetivos de grande parte da população. Mas não queremos só isso: buscamos emagrecer e manter a face bonita, com aspecto disposto, com saúde e com os contornos faciais […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar