Beleza & autocuidado & autoestima & autoconhecimento

O quanto tu gostas da tua imagem refletida no espelho?

Já parou para te olhar e perceber a beleza que só tu tens?

Já parou para pensar o quanto tudo isso está conectado com o teu posicionamento perante o mundo?

O significado de beleza é individual, mas é obvio que pode ser, e muitas vezes é, induzido por um terceiro ou pela sociedade. Mas sempre tem aquele algo que a gente ama e acha belo, mesmo o mundo dizendo que não é… E isso é o nosso sentido de beleza, o que aos nossos olhos brilha e encanta.

Porém, com o passar dos anos e das vivências, a gente deixa de olhar com os nossos olhos e de se olhar, tanto interna quanto externamente, e é nesse momento que nosso sentido de beleza vai por água abaixo. Talvez desencadeado por algum processo traumático, como na adolescência que o rosto ou o corpo podem ser cobertos por acne, ou pelo sobrepeso que vai deixar marcas como estrias ou flacidez quando tiver a perda desse peso, ou ainda na gestação que vai trazer várias mudanças no físico, no mental, no emocional e na rotina.

Enfim, são tantas coisas, não é mesmo? Coisas que fazem a gente não se olhar mais, negar aquilo que está nos incomodando e aos poucos vamos deixando de lado nosso autocuidado e, consequentemente, nossa autoestima vai junto.

É nesse momento que o autoconhecimento vem para nos ajudar a olhar pra dentro, entender o que de fato é nosso e verdadeiro e também o que não queremos mais e que é possível mudar, podendo ser algo físico, como um procedimento, ou mental, como a forma que olhamos para aquilo que nos incomoda, ou ainda espiritual, como praticar alguma terapia. Precisamos ser francos que nem tuuuudo dá pra deixar como queremos, mas nossa postura perante algo que não aceitamos/gostamos pode sempre ser mudada.

Muitas vezes descobrimos o autoconhecimento por meio do autocuidado e vice-versa. Pode ser algo que está nos incomodando, que vamos buscar melhorar (autocuidado), e nesse processo de se cuidar vamos nos conhecendo e mudando (autoconhecimento).

Mas o autocuidado que eu digo não é só aquele de fazer academia e comer comida fit, eu me refiro àquele que contempla a higiene pessoal, o embelezamento do corpo (com maquiagem, unhas feitas, roupa bacana, cabelo ajeitado etc…), que busca por uma qualidade de vida no âmbito pessoal e profissional, que cuida da alimentação e da saúde, mas que também deixa de treinar um dia pra estar com os amigos/família e se permite comer algo gostoso (mas sem excessos). É desse autocuidado que eu prezo e recomendo.
E o resultado desse autocuidado e do autoconhecimento nos mostra a beleza de sermos quem somos ou que está na hora de encarar processos que precisam ser revistos e mudados pra melhorar nossa vida. O resultado de tudo isso vai refletir diretamente na forma como nos olhamos e nos colocamos pra vida, seja na segurança ao falar, andar, se expressar e viver.

Por isso eu deixo essa dica: Se cuide! Se ame! Se olhe e se permita ser tua melhor versão.

Com carinho,
Janaína Flôr

Janaína Flor é Graduanda em Estética e Cosméticos pela Universidade Feevale e Profissional da Clinica Tua

Janaína Flôr

Esteticista e Cosmetóloga
Publicado dia 10/11/2021
17/04/2024

Como evitar a face doentia, envelhecida, com ar de cansaço e “derretida” após o emagrecimento!

Rosto de bariátrica ou ozempic: emagrecimento e face envelhecida   Emagrecer: eis um objetivo que grande parte da população tem ou terá em determinado período da vida. E para isso, várias estratégias são amplamente utilizadas, componentes químicos são estudados e […]

02/04/2024

7 passos para cuidar da pele após aplicação do Laser LAVIEEN

O tratamento com laser é uma das melhores opções para quem quer se manter bem, com a pele jovem, usando pouca ou nenhuma maquiagem, minimizando ao máximo rugas, linhas, poros dilatados, acne, cicatrizes e manchas. No entanto, além da aplicação […]

27/03/2024

BB laser ou LAVIEEN: tudo sobre o laser o queridinho do momento que gera efeito BB cream em pele e melasma!

O laser mais procurado no google nos últimos 6 meses, o equipamento LAVIEEN utiliza-se de uma tecnologia de laser Thulium, com comprimento de onda de 1927nm, sendo menos agressivo para pele quando comparado a outros tipos de lasers, o que […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar