Como evitar a face doentia, envelhecida, com ar de cansaço e “derretida” após o emagrecimento!

Rosto de bariátrica ou ozempic: emagrecimento e face envelhecida

 

Emagrecer: eis um objetivo que grande parte da população tem ou terá em determinado período da vida. E para isso, várias estratégias são amplamente utilizadas, componentes químicos são estudados e produtos lançados buscando resultados rápidos e eficazes no controle do peso.

 

Neste contexto, medicamentos utilizados para controle de diabetes tipo 2, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro passaram a ser utilizados, a partir de 2021 com a aprovação do FDA (Foods and Drugs Administration), órgão que atua nos EUA, como a ANVISA, regulamentando drogas e medicamentos, para controle de peso, por conter o ativo semaglutida, que estabiliza a insulina, retarda o esvaziamento do estômago e reduz o apetite, levando à perda de peso por menor ingestão de alimentos.

 

Acontece que estes medicamentos, assim como dietas extremamente restritivas, cirurgias de redução do estômago e todos os processos que levam a perdas de peso grandes e rápidas, geram, também, emagrecimento facial com aparência magra indesejável. A frase “emagreceu e ficou com cara de doente” ou “fez cirurgia bariátrica e ficou parecendo mais velha” se tornam comuns.

 

Mas porquê emagrecimento pode ser relacionado a face doentia, cansada, envelhecida ou sem viço, com ar de cansaço, magra, oca, flácida e “derretida”?

 

Isso ocorre pois, com a perda expressiva e rápida de peso, temos alterações anatômicas na face, com redução do volume e alteração dos locais dos compartimentos de gordura faciais. MASSSS o que são estes compartimentos?

 

Imagine que a face é como se fosse uma torta de aniversário, com camadas diferentes de bolo e recheios. Imaginou? Pois ela é exatamente assim, com camas, sendo todas importantes. Vou tentar ilustrar, sendo, de dentro para fora da nossa face, assim que seria a estrutura da nossa torta de aniversário:

 

  • os ossos (a camada de bolo que faz a base da torta)
  • periósteo (capinha que protege os ossos, seria uma camada de recheio da torta)
  • gordura profunda (camada importante de bolo, que segue estruturando a torta, para ela se manter firme, em pé)
  • SMAS – sistema músculo aponeurótico superficial (mais uma camada de recheio da torta, que se espalha e se organiza entre a gordura profunda e a gordura superficial)
  • gordura superficial ou subcutânea (próxima camada de bolo, que dá a base para a cobertura)
  • pele (a camada que faz a cobertura da nossa torta de aniversário imaginária).

 

Agora visualizando essa torta, imagine se removermos partes do bolo, das camadas que dão estabilidade e altura, teremos perda de estrutura, de volume, de firmeza e talvez até o desmoronamento dela, não é mesmo?

 

Isso que ocorre com a nossa pele no processo de emagrecimento rápido: sofremos de perda de volume das bolsas de gordura profundas e superficiais, que dão base e estrutura para as demais camadas, fazendo com que o rosto rapidamente pareça murcho, sem definição, doente e caído. Essas bolsinhas de gordura, conhecidas como compartimentos ou coxins de gordura facial, normalmente sofrem redução e vão mudando de lugar durante a nossa vida, no processo do envelhecimento, mas quando há perda rápida de peso, tais alterações ocorrem de forma mais agressiva e por vezes até irreversíveis.

 

E como evitar isso?

 

Ao perder peso, fazê-lo de forma gradual, saudável e com equilíbrio, para que o emagrecimento não chegue a desestabilizar as “camadas da torta”, ou seja, para que os compartimentos de gordura da face não alterem tão rapidamente que ocorra a queda e esvaziamento facial e isso se torne um problema ao longo do emagrecimento, afinal, queremos emagrecer e estar/parecer saudáveis e dispostos.

 

Emagreci, ou estou emagrecendo, como manter meu rosto bonito e saudável?

Este será o tema do próximo texto aqui no blog!

 

Agora é simples assim: se você perder muito peso no corpo, também perderá no rosto. Além da perda de gordura, a pele perde a elasticidade, o que leva à flacidez.

Lembre-se que isso pode acontecer com qualquer tipo de perda de peso rápida, incluindo cirurgias ou dietas extremas.

Como evitar o rosto de Ozempic

Para evitar o rosto de ozempic é aconselhado uma perda de peso gradual, em vez de rápida, combinada com uma dieta sustentável de alimentos integrais frescos, atividade diária e sono para um corpo e rosto atraentes e equilibrados!

Além disso, evite maus hábitos com exposição solar demasiada e o tabagismo.

Quais tratamento de Harmonização Facial para o rosto de Ozempic

Vários tratamentos podem ajudar a melhorar a pele após a perda de peso, e a abordagem certa para você depende de suas necessidades.

Preenchimentos

O preenchimento é uma das correções mais eficazes e instantâneas para a perda de volume como resultado da perda de peso facial. Embora não sejam correções permanentes, os preenchimentos podem dar resultados muito bons e naturais.

Os resultados desses tipos de preenchedores podem durar entre seis meses e dois anos. O corpo de cada pessoa metaboliza de maneira diferente, então os pacientes precisam entender que um preenchimento pode durar mais ou menos em pessoas diferentes.

Bioestimuladores de Colágeno

Hidroxiapatita de cálcio e ácido poli-L-láctico são outras boas alternativas.

A hidroxiapatita possui microesferas de gel, que dão volume, mas também estimulam o colágeno natural. É mais semelhante aos preenchimentos de ácido hialurônico, pois pode ser usado para injeções pontuais e definição. Dura um a dois anos.

Júlia Schuch

Biomédica Esteta – CRBM-5: 5339
Publicado dia 17/04/2024
06/06/2024

Procedimentos para prevenir e tratar as 7 quedas do envelhecimento!

Envelhecer significa estarmos vivos, envelhecer bem, belo e saudável significa que nos olhamos com amor e cuidado durante o processo. Neste texto falarei sobre os procedimentos que podemos fazer durante a vida para reduzir cada uma das quedas faciais. Temos […]

23/05/2024

As 7 quedas do envelhecimento e por que ocorrem!

O processo de envelhecimento envolve alguns eventos já conhecidos e esperados, pois dependem de alterações anatômicas já estudadas, o que chamamos de “7 quedas do envelhecimento”. Conhecer estas quedas nos auxilia, pois, ao conseguirmos prever o que tende a acontecer, […]

06/05/2024

Emagreci, ou estou emagrecendo, como manter meu rosto bonito e saudável?

Emagrecer e manter-se em forma, saudável e sentindo-se bem é um dos objetivos de grande parte da população. Mas não queremos só isso: buscamos emagrecer e manter a face bonita, com aspecto disposto, com saúde e com os contornos faciais […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar