Importância do Protetor Solar – conceito, curiosidades, fatos e dúvidas frequentes

Tu sabia que a ação do protetor solar vai além da estética? Isso mesmo, seu uso contínuo está ligado diretamente a nossa saúde (e vale lembrar que não adianta investir em skincare/tratamentos se você pula essa parte tãããão importante). Quando os raios UVA e UBV entram em contato com a pele podem causar vermelhidão, queimaduras, envelhecimento precoce, manchinhas e aumentar o risco do câncer de pele.

Como funciona o protetor solar e o que é o famoso FPS?

A fórmula do protetor solar contém princípios ativos que absorvem, refletem e dispersam a radiação UV, com isso acaba minimizando seus efeitos. O FPS (fator de proteção solar) indica quanto tempo podemos ficar com a pele exposta ao sol sem que fiquemos vermelh@s.

Por exemplo, se a tua pele demora 5 minutos para ficar vermelha sem estar com protetor solar, usando um filtro FPS 30 ela consegue ficar 30x mais que esse período = 150 minutos. Massss isso não quer dizer que um FPS 30 protege menos que um FPS 60, o 30 só protege por menos tempo, tendo que ser reaplicado mais vezes, entendeu?

Protetor solar com cor X maquiagem com FPS… posso substituir?

A praticidade oferecida pelas indústrias que oferecem maquiagem com FPS é tentadora, né? Mesmo com essa tentação, o produto pode não ser suficiente para substituir o protetor solar. Geralmente o FPS das maquiagens é muito baixo, e isso acaba comprometendo a proteção. Sabe aqueles pós compactos com FPS? Eles acabam saindo muito fácil da pele durante o dia, não tendo grande fixação. 

Entãããão vai 2 dicas pra ti: pode usar um protetor solar sem cor e aplicar base/corretivo/pó por cima OUUUU protetor solar com cor e colocar um pó compacto por cima (essa é a minha opção preferida). Mas nada te impede também de aplicar o protetor solar e a maquiagem com FPS por cima, é ainda melhor para potencializar os resultados!

A ordem fica assim: lavar o rosto com sabonete líquido de baby, aplicar o creme/cosmético de tratamento, passar o protetor solar e complementar com maquiagem por cima!

Protetor solar sem cor X Protetor solar com cor… um protege mais que o outro?

A principal diferença entre eles é o pigmento. E sim, o protetor com cor acaba protegendo mais da hiperpigmentação cutânea causada pela luz visível. Sabe a tela que tu está lendo agora? A tua TV? Teu computador/notebook? TODOS eles emitem radiação por luz azul, por isso é tão importante utilizarmos protetor solar até em casa, criar um hábito!

A melhor forma de tu desenvolver algum hábito é a partir de uma ação, certo? Deixa eu te perguntar… tu escova os dentes todos os dias de manhã? Aproveita esse momento (que geralmente é quando a alma tá voltando pro corpo) e já aplica o protetor solar (não precisa ficar espalhando, massageando… só passar em toda a face e pescoço que tu já estará protegid@)

Mas agora tu vai me dizer que não gosta de usar protetor solar porque a pele fica com aquele aspecto grudento… vou te dar uma dica ótima de protetor solar: ISDIN Fusion Water 5 Stars FPS 60 (sem cor, cor clara, cor média e cor escura; infelizmente a marca não possui tantas variações de coloração, mas ela acaba oxidando e se adequando ao teu tom de pele, é ótimo!) 

LEMBRETE: protetor solar deve ser passado todos os dias, ok? Mesmo em dias nublados, com chuva ou frio, pois os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens e atingir a superfície da nossa pele.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar!

Vitória Felizardo

Publicado dia 01/03/2023
17/04/2024

Como evitar a face doentia, envelhecida, com ar de cansaço e “derretida” após o emagrecimento!

Rosto de bariátrica ou ozempic: emagrecimento e face envelhecida   Emagrecer: eis um objetivo que grande parte da população tem ou terá em determinado período da vida. E para isso, várias estratégias são amplamente utilizadas, componentes químicos são estudados e […]

02/04/2024

7 passos para cuidar da pele após aplicação do Laser LAVIEEN

O tratamento com laser é uma das melhores opções para quem quer se manter bem, com a pele jovem, usando pouca ou nenhuma maquiagem, minimizando ao máximo rugas, linhas, poros dilatados, acne, cicatrizes e manchas. No entanto, além da aplicação […]

27/03/2024

BB laser ou LAVIEEN: tudo sobre o laser o queridinho do momento que gera efeito BB cream em pele e melasma!

O laser mais procurado no google nos últimos 6 meses, o equipamento LAVIEEN utiliza-se de uma tecnologia de laser Thulium, com comprimento de onda de 1927nm, sendo menos agressivo para pele quando comparado a outros tipos de lasers, o que […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar