Vitamina D e sua Importância para a Pele

Com certeza você já ouviu falar da vitamina D, ela é uma das mais famosas quando o assunto é tratamento dos ossos, afinal ela auxilia no fortalecimento e previne a osteoporose. Mas você sabia que além da vitamina D ser muito importante para a saúde, ela também é muito importante para a pele? Atua fortalecendo a barreira da derme, auxiliando no envelhecimento precoce. Porém, apesar dessa substância ser produzida pelo próprio organismo, a quantidade de vitamina D pode vir a diminuir de acordo com uma certa idade ou até pela época do ano.

Venha entender mais sobre como ela atua na nossa tão queridinha pele! 

As tão temidas rugas e linhas de expressões incomodam a maioria das mulheres quando começam a surgir. A vitamina D pode ajudar muito nessa questão, ela acelera a renovação celular da pele, pois cerca de 90% dessa substância é feita na própria pele, através dos raios ultravioletas que transformam o colesterol em vitamina D. Assim, estimulando um efeito de renovação da epiderme, melhorando o aspecto facial.

E como conseguir aumentar a vitamina D? Se tu precisa ou quer estimular a vitamina D no organismo, seja para a pele ou para outros problemas, como a osteoporose, precisa conciliar duas coisas na tua rotina: a alimentação e a exposição ao sol. Apesar da substância não aparecer tanto nos alimentos, ainda assim é fundamental alimentar-se bem e consumir alimentos que a possuem. Derivados do leite, como manteiga e queijo são ótimas opções, além deles, peixes como salmão, atum e sardinha. 

Mas agora vamos falar da principal fonte de vitamina D, a exposição ao sol! Precisa ter muito cuidado quanto a essa indicação, afinal o sol é um grande estimulador de vitamina D, porém ele também causa o envelhecimento da pele por quebrar as nossas fibras de colágeno, o queridinho por todos quando se fala em firmeza da pele. Portanto, como equilibrar a exposição solar?

Tenho uma ótima notícia! Para produzir a vitamina D, basta alguns minutos de exposição solar, ou seja, tem como se expor de forma saudável, sem prejudicar nossa saúde e ainda assim, estimular essa vitamina tão importante para nossa pele. Contudo, o ideal é expor apenas braços, pernas e costas durante 15 a 20 minutos, enquanto o rosto deve sempre estar protegido com um bom protetor solar facial, viu? É importante também, evitar horários inapropriados para tal exposição e que ela seja de forma gradual, sem causar qualquer tipo de queimadura na pele. 

Em alguns casos, através de exames de sangue, conclui-se que há deficiência da vitamina D. Então nesta situação, dependendo, é indicado a suplementação da vitamina de acordo com a necessidade do paciente, analisando todos os aspectos patológicos. Sendo assim, é de extrema relevância manter os exames de sangue em dia para prevenir a falta desta vitamina tão importante para nossa saúde e para nossa pele. 

Luiza Zuchetto

Publicado dia 19/04/2023
17/04/2024

Como evitar a face doentia, envelhecida, com ar de cansaço e “derretida” após o emagrecimento!

Rosto de bariátrica ou ozempic: emagrecimento e face envelhecida   Emagrecer: eis um objetivo que grande parte da população tem ou terá em determinado período da vida. E para isso, várias estratégias são amplamente utilizadas, componentes químicos são estudados e […]

02/04/2024

7 passos para cuidar da pele após aplicação do Laser LAVIEEN

O tratamento com laser é uma das melhores opções para quem quer se manter bem, com a pele jovem, usando pouca ou nenhuma maquiagem, minimizando ao máximo rugas, linhas, poros dilatados, acne, cicatrizes e manchas. No entanto, além da aplicação […]

27/03/2024

BB laser ou LAVIEEN: tudo sobre o laser o queridinho do momento que gera efeito BB cream em pele e melasma!

O laser mais procurado no google nos últimos 6 meses, o equipamento LAVIEEN utiliza-se de uma tecnologia de laser Thulium, com comprimento de onda de 1927nm, sendo menos agressivo para pele quando comparado a outros tipos de lasers, o que […]

saiba mais

Conheça as Tuas opções para o seu autocuidado e bem-estar